APPPCDI's: Prevenção de Doenças Cardiovasculares
Tem como objectivos principais o esclarecimento desta comunidade, sobre a problemática do porte de pacemaker ou CDI. Visto tratar-se de um grupo etário essencialmente idoso, pretende esta Associação levar a cabo acções que promovam o convívio e a comunicação entre portadores. Por outro lado, considera que o seu papel pode até ser mais abrangente, pois pode participar em acções que promovam e sensibilizem a população em geral para as boas práticas que previnem as doenças cardiovasculares.

APPPCDI's

ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO

Desenvolvemos e incentivamos, pelas formas ao nosso alcance, o bem-estar social e laboral dos utilizadores de pacemakers e CDI’s (desfibrilhadores), mantendo contacto directo a nível das consultas e internamentos, no sentido de nos inteirarmos das suas necessidades e dúvidas, apoiando-os e esclarecendo-os.

Organizamos encontros e convívios, direccionados sobretudo para os mais idosos, como forma de combater a solidão e a exclusão social.

Contactamos e colaboramos com entidades empregadoras no sentido de alertar para a importante necessidade de atribuir trabalhos adequados aos portadores destes aparelhos, com a finalidade de evitar reformas antecipadas.

DESAFIOS DA ASSOCIAÇÃO

Promover, junto das entidades competentes, o integral aproveitamento dos meios naturais e humanos existentes para o tratamento e prevenção dos portadores.

Promover, junto das entidades competentes, a sensibilização da opinião pública para a problemática da utilização de pacemakers e CDI’s (desfibrilhadores).

Incentivar e colaborar, pelas formas ao nosso alcance, na divulgação das causas, sintomas, sinais e riscos destas doenças, e, ainda, esclarecer todos aqueles interessados acerca das soluções terapêuticas existentes, para evitar o porte do Pacemaker e do CDI (desfibrilhador).

Pretende ainda a sensibilização das autoridades competentes para a instauração de direitos que considera essenciais para este grupo de pessoas:

  • Instituição do estatuto de doente crónico a todos os portadores destes dispositivos
  • Isenção de taxas moderadoras para todos os portadores
  • Facilitação dos acessos a consultas de Cardiologia, Pneumologia e Medicina Interna, uma vez que a maior parte dos Centros não fazem apoio clínico directo destes doentes
  • Promover ainda programas de rastreio e diagnóstico de doenças cardiovasculares, nomeadamente do foro arritmológico, que por vezes se mantém assintomáticas durante muito tempo, prevenindo assim, eventos fatais como a morte súbita.

Participando a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI em acções de prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares,bem como, no esclarecimento e promoção do bem-estar dos portadores de Pacemaker e CDI, isso trará benefícios e ganhos em saúde, provavelmente não mensuráveis directamente, mas que poderão contudo ser percebidos e valorizados no contexto da prevenção e diagnóstico das doenças cardiovasculares.

A área da arritmologia, cujos programas terapeuticos passam muitas vezes pela aplicação destes dispositivos, apresentará por certo melhores resultados se estes doentes tiverem este tipo de acompanhamento.

Sabia que...
Morrem mais pessoas anualmente de morte súbita do que a soma de todos os cancros existentes e tromboses?

As arritmias são uma causa importante de queixas e actualmente a mais comum de morte súbita em Portugal.

Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição