O Município de Pombal e a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e CDI's convidam toda a população compreendida entre os 18 e os 35 anos a participar nesta iniciativa.
A morte súbita cardíaca está entre as cinco principais causas de morte nos jovens. Muitas vezes, as patologias subjacentes são facilmente detetáveis por eletrocardiograma ou avaliação clínica e possuem tratamento eficaz. Assim sendo, grande parte destas mortes seria evitável se fossem realizados rastreios a esta população..

Com o objetivo de evitar mais casos de morte súbita entre a população jovem, o projeto SCDSOS (Sudden Cardiac Death Screening Of risk FactorS) vai realizar uma ação de rastreios em jovens dos 18 aos 35 anos, durante as Festas do Bodo.

Sob o mote "Dá-nos 5 minutos e nós damos-te 1 Vida", o rastreio (que compreende a realização de um eletrocardiograma e preenchimento de um questionário informatizado) pretende avaliar os fatores de risco de morte súbita de toda a população jovem da Região Centro. Com esta ação, o projeto SCDSOS pretende ainda compreender quantas vidas podem ser salvas se esta ação fosse de âmbito nacional.

Uma ação idêntica foi realizada em desportistas italianos e os casos de morte súbita cardíaca diminuíram 90 por cento nos últimos 20 anos.

Julga-se que numa população de 20 mil jovens entre os 18 aos 35 anos se encontrem cerca de 60 casos que justificam acompanhamento médico especializado em cardiologia. Uma vez que grande parte destas doenças tem base genética, a descoberta de um caso num destes jovens, pode salvar quer a sua vida, quer a vida de outros familiares atingidos.

A investigação está autorizada pela Comissão de Ética do Centro Hospitalar de Coimbra, Instituto Português do Ritmo Cardíaco, Comissão Nacional de Proteção de Dados e tem o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Administração Regional de Saúde do Centro, sendo o rastreio coordenado pelo Dr. Rui Providência, do Serviço de Cardiologia Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Este rastreio irá decorrer, durante as Festas do Bodo, no átrio dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Pombal, de 27 a 30 de julho, nos seguintes horários:

  • Sexta-feira, dia 27 de julho, das 16:00 às 24:00 horas
  • Sábado, dia 28 de julho, das 17:00 às 24:00 horas
  • Domingo, dia 29 de julho, das 15:00 às 24:00 horas
  • Segunda-feira, dia 30 de julho, das 17:00 às 24:00 horas

Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição