O mais pequeno pacemaker do mundo, com apenas 2,5 centímetros, um décimo do dispositivo convencional, foi implantado pela primeira vez no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), anunciou nesta segunda-feira aquela unidade.

 
Em comunicado enviado à agência Lusa, o CHUC revela que o implante foi realizado recentemente pelos médicos Luís Elvas e José Nascimento e "marca uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas". 

"Ao contrário do pacemaker convencional, este novo dispositivo é implantado directamente no coração através de um procedimento minimamente invasivo, sem necessidade de colocação de eléctrodos, os quais são os principais responsáveis pelas complicações a longo prazo", explica a nota.

A nova cápsula cardíaca é colocada no coração através de um cateter inserido na veia femoral e fica preso à parede do coração, podendo ser reposicionado, caso seja necessário. Apesar do seu tamanho reduzido, tem uma bateria que dura, em média, dez anos.

O pequeno dispositivo "responde aos níveis de actividade do doente, ajusta-se automaticamente a cada pessoa e permite ainda que os seus portadores tenham acesso aos meios de diagnóstico mais avançados, uma vez que é compatível com ressonância magnética".

"A colocação de um pacemaker é o método mais utilizado para o tratamento da bradicardia, uma perturbação do ritmo cardíaco caracterizada por um batimento lento. Estima-se que exista mais de um milhão de pessoas portadoras de pacemakers em todo o mundo", refere o comunicado dos CHUC.

in jornal publico 25/07/2016
 
 

 



 

 


Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição