Estudo canadiano comprova que a alimentação 'ocidental' é a que gera mais ataques cardíacos. Dietas com fortes doses de fritos, salgados e carne são responsáveis por cerca de 35% dos ataques cardíacos a nível global, segundo um estudo feito pela McMuster University, no Ontário, e divulgado pela Reuters.

O estudo abarca 52 países e revela que pessoas que seguem uma dieta "ocidental" baseada em carne, ovos e "junk food" têm mais probabilidade de sofrer ataques cardíacos, enquanto que aquelas que comem mais frutos e vegetais têm menos risco disso suceder. O documento apoia descobertas anteriores que provam que a "junk food" e a gordura animal podem provocar doenças de coração, especialmente ataques cardíacos.


O Dr. Salim Yusuf, da McMaster University, e os seus colegas questionaram mais de 16.000 pacientes, 5.700 dos quais tinham acabado de sofrer o primeiro ataque cardíaco. Os investigadores recolheram amostras sanguíneas e fizeram cada paciente preencher um formulário detalhado sobre os seus hábitos alimentícios, entre Fevereiro de 1999 e Março de 2003, dividindo-os depois em três grupos.

  • "O primeiro factor foi designado 'Oriental' devido ao seu alto nível de tofu e soja e outros molhos", escreveram no relatório, publicado no jornal "Circulation".
  • "O segundo factor foi designado 'Ocidental' devido ao seu alto nível de consumo de fritos, salgados e carne. O terceiro factor na dieta foi chamado 'Prudente' devido ao seu elevado nível de consumo de frutas e vegetais".


O resultado foi que as pessoas que comeram mais frutos e vegetais revelaram menos 30 por cento de risco de sofrer um ataque cardíaco que as pessoas que consumiram pouca ou nenhuma dessas comidas.


Aqueles que realizaram uma dieta ocidental revelaram mais 35 por cento de risco de ataque cardíaco comparados com aqueles que consumiam poucos ou nenhuns fritos e carne. Os que comiam a dieta "Oriental" tinham um risco de ataque cardíaco médio quando comparado com os outros.


A descoberta é importante porque não era claro se era a comida em si ou outra coisa qualquer a provocar os riscos de ataque cardíaco. As dietas ricas podem ser associadas a um estilo de vida mais desafogado, que inclui pouco ou nenhum exercício, por exemplo. Mas os investigadores notam que a doença cardíaca já não afecta apenas os ricos. "Aproximadamente 80 por cento do fardo global das doenças cardiovasculares ocorre nos países de baixo e médio rendimento", sublinharam.


Segundo os especialistas, a dieta rica em tofu pode ser neutra em vez de protectora devido ao seu alto nível de sódio. O elevado consumo de sódio pode fazer crescer e pressão sanguínea e o risco de ataques cardíacos e acidentes cerebrovasculares.


Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição