A tecnologia, designada SICU, permite prever ataques cardíacos com 24 horas de antecedência, indicando quais os factores que estão a contribuir para o episódio e sugerindo medidas preventivas.

O projecto de Pedro Bizarro e Diogo Guerra, investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, foi distinguido na categoria de Tecnologias de Informação e Serviços e ganhou também o Grande Prémio Nacional.

 
O trabalho foi desenvolvido no âmbito do projecto europeu BICEP: Benchmarking Complex Event Processing Systems, em parceria com investigadores da Oracle Corporation, University of Utah Medical Center, e Whitehead Institute/MIT Center for Genome.
 
O programa fornece alertas clínicos personalizados, atendendo a variáveis como a doença, idade e história clínica do paciente, e está dotado de sistemas inteligentes que reduzem a geração de falsos alarmes, o que representa uma inovação com relação aos meios actualmente disponíveis, explicam os responsáveis. 
 
"Os actuais sistemas de monitorização não reúnem informação em tempo real e a configuração de regras é muito escassa, gerando um elevado número de falsos alarmes (por exemplo, se o doente se mexe bruscamente, é gerado um alarme), que acabam por ser ignorados. Todos os anos "milhares de pacientes internados nos cuidados intensivos sofrem Enfartes Agudos do Miocárdio apesar de estarem ligados a sistemas de monitorização contínua", observa Pedro Bizarro. 
 
Outra das vantagens do novo sistema é a flexibilidade, tendo sido concebido para ser facilmente manuseado e configurado por médicos e enfermeiros, consoante o paciente em observação. 
 
Actualmente em fase piloto, o SICU "já se encontra testado e validado cientificamente e foi já criada uma Spin-Off da FCTUC, a FeedZai Lda, para avançar para prototipagem industrial e comercialização", adiantou Pedro Bizarro.

Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição