Um estudo norte-americano revelou que nem os suplementos de vitamina C nem os de vitamina E diminuem o risco de doença cardiovascular, incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Muitas pessoas tomam suplementos de vitaminas para se tentarem proteger contra doenças crónicas. Neste estudo, em que se tentou perceber se os suplementos ajudam a prevenir a doença cardíaca, participaram 14.641 médicos com uma média de 64 anos que tomaram vitamina C, vitamina E ou placebo durante aproximadamente oito anos.

De acordo com o que os investigadores do Hospital Brigham e de Mulheres publicaram na "The Journal of the American Medical Association", os homens que tomaram as vitaminas não apresentaram melhores resultados do que aqueles que receberam placebo.

As vitaminas E e C são antioxidantes, calculando-se que protejam contra os danos provocados pelos radicais livres, substâncias que danificam as células, tecidos e órgãos. As frutas e os vegetais são ricos em ambas, estando bem documentado que as pessoas que consomem muitos alimentos destes têm menos riscos de desenvolver doença cardíaca, cancro e outros problemas.

Segundo um dos investigadores, o Dr. J. Michael Gaziano, este estudo investigou as duas vitaminas individualmente, contrariamente a estudos anteriores, nos quais as vitaminas E e C foram administradas em combinação com outros antioxidantes. Os resultados aumentam o consenso sobre a falta de protecção cardiovascular por parte das vitaminas E e C.

Contudo, outro dos investigadores, o Dr. Howard Sesso, referiu que as pessoas devem continuar a procurar ter uma dieta alimentar saudável, praticar exercício físico regularmente e controlar factores de risco conhecidos, tais como colesterol elevado e pressão sanguínea elevada, de forma a reduzir o risco de doença cardiovascular.
Isabel Marques In www.farmacia.com.pt, 10 de Novembro de 2008.


Seja Sócio

Para se tornar nosso associado, use o nosso Formulário Online.

Inscrição Online

Ficha de Inscrição

Ou faça o download da ficha de inscrição e envie-nos para um dos nossos contactos.

Ficha de Inscrição